UOL
BRASIL, BAHIA, SALVADOR, TANCREDO NEVES, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, Música, Arte e cultura, livros


O que é isto?


Enviar esta foto por e-mail
Anterior | Próxima
“A Bigger Splash” (1967), David Hockney. Acrílico sobre tela. 243 X 244 cm. Tate Gallery, Londres, Inglaterra.

Pintor, cenógrafo, gravador e ftógrafo, David Hockney (1937), é um dos mais importantes artistas da Pop Art da Grã-Bretanha. Freqüentou a Bradford Grammar School,Bradford College of Art e o Royal College of Art,em Londres. No início da carreira, Hockney chegou a experimentar a pintura abstrata, porém, ao ser apresentado pelo amigo Kintaj a Andy Warhol (1928-1987), ícone maior da Pop Art norte-americano, o jovem artista mudou de caminho.

“A Bigger Splash” é uma obra quadrado cortado ao meio por uma faixa rosada representando o solo da paisagem, fazendo a divisão entre o céu e a piscina em partes iguais, em cores chapadas.

As formas retilíneas estão presentes em toda os elementos da cena, seja na piscina, na faixa do solo ou da ampla residência. A tendência horizontalizada do cenário é discretamente quebrada pelas duas longas palmeiras ao fundo da tela. Ela “quebra” a horizontalidade e equilibra a obra.

Em meio ao aparente silêncio angustiante da cena, os respingos da água mostram ao espectador que alguém acabou de mergulhar na piscina. Os respingos disformes contrastam com a seriedade das retas da paisagem.

O silêncio e o vazio da cena de “A Bigger Splash” remete o espectador às obras do pintor italiano Giogio de Chirico (1888-1978), famoso pelas suas pinturas de paisagens insólitas e misteriosas que conquistaram os surrealistas na década de 1920.

Fonte: “Bravo! 100 Obras Essenciais da Pintura Mindial”, 2008, Editora Abril.


01/06/2011 Publicada por Sid


Comente esta foto
Nome   
E-mail   
Site/Blog   
Comentário  
Caracteres restantes : 1000